create your own banner at mybannermaker.com!

SEDE ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTERIO DE SANTOS A PIONEIRA FUNDADA EM 1924

SEDE ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTERIO DE SANTOS  A PIONEIRA FUNDADA EM 1924

segunda-feira, 18 de abril de 2011


 
 
As Assembleias de Deus no Brasil completam seu Centenário em 2011 e para que você compreenda como os fatos aconteceram, nós contaremos essa história. Acompanhe-nos e conheça a trajetória do evangelho, que chegou ao Brasil graças a dois suecos.
Segundo uma pesquisa feita pela historiadora e Pastora Rosane Gomes, foram destacados acontecimentos compreendidos entre os anos de 1924 e 1962, procurando focalizar os fatos que procederam e foram de grande importância para que a Igreja se projetasse, hoje como uma grande organização dentro da sociedade santista.
Ela explica que o Pastor Francisco Paiva teve destaque nesses fatos. Rosane o define como um homem de grande visão, tanto para a evangelização como para a obra social e educacional, cedendo as dependências da Igreja para serem usadas como salas de aula pela Prefeitura Municipal de Santos.
De acordo com a historiadora, após 1962, não poderia deixar de mencionar a presença marcante do Pastor João Alves Corrêa, com quem a Igreja teve um acelerado desenvolvimento.
Rosane observou também através das entrevistas que fez, que a mulher teve grande importância para o desenvolvimento da Igreja.
"Vale aqui destacar a irmã Hermínia Limeira e a irmã Maria Simonetti, ambas vindas do norte do Brasil e que desenvolveram relevado papel na dissiminação do Evangelho, pois, na falta de obreiros homens, elas foram enviadas para o interior do Estado para abrir novos templos", conta.
A irmã Hermínia, como pioneira da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Santos, dedicava-se com afinco e muito amor ao trabalho de evangelização. Irmã Simonetti, que ao tomar às mãos as Sagradas Escrituras, o povo parava para ouví-la, pois sua oratória emocionava a platéia e resultava em muitos novas conversões.
A maior dificuldade que Rosane diz ter encontrado foi contactar com remanescentes da época. "Devido à idade avançada dos entrevistados, as informações obtidas tinham que ser comparadas com outros testemunhos, para que a informação pudesse ser colocada com precisão."
A historiadora comenta que muitas das informações obtidas em suas entrevistas podem ser confirmadas em atas, onde constam registros de decisões, autorizações para vendas de imóveis, reconciliações e afastamentos de membros, balancetes e ordenação de ministros. "As decisões de modo geral são tomadas mediante assembleia ordinária ou extraordinária, conforme a situação exigir", explica.
A pesquisa foi dividida conceituando o fenômeno que foi o surgimento do pentecostalismo para a história, a fundação da Assembleia de Deus - Ministerio de Santos (IEADMS), destacando a organização da mesma e a biografia dos homens e mulheres que com suas vidas fizeram esta história.

Início do Movimento
Pentecostal no Brasil e origem da Assembléia de Deus

Na cidade de South Bend, no Estado de Indiana - EUA, que fica cerca de 100 km de Chicago, morava um jovem pastor batista que se chamava Gunnar Vingren.
Atraído pelos acontecimento do avivamento de Chicago, Gunnar Vingren foi a cidade de Chicago - EUA, a fim de certificar-se da verdade. O jovem creu e foi batizado com o Espírito Santo.
Pouco tempo depois, Gunnar Vingren participava de uma convenção de Igrejas Batistas que aceitaram o Movimento Pentecostal, onde conheceu outro jovem que se chamava Daniel Berg, que também fora batizado com o Espírito Santo.
Os dois jovens trocaram idéias e descobriram então, que Deus os guiava no mesmo sentido, isto é, que o Senhor desejava envia-los com a mensagem pentecostal a terras distantes, mas não sabiam onde seria.
Gunnar Vingren e Daniel Berg, depois de dedicarem-se a oração, surgiu um nome durante a oração. Nem o Pastor Vingren, muito menos Daniel Berg conheciam, nem sequer ouviram falar o nome "Pará".
Foram até uma livraria, compraram um mapa, e então, descobriram que o Pará se tratava de um Estado do Norte do Brasil.
Eles não tinham qualquer promessa de auxílio, quer de igrejas ou de particulares, para a viagem, mas tinham o coração cheio de confiança em Deus. 
FONTE:ASSEMBLEIA DE DEUS DE SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário